Por que eu preciso de um Corretor de Seguros?
O corretor de seguros oferece a expertise necessária para entender suas necessidades e encontrar a melhor cobertura disponível. Ele ajuda a negociar condições, esclarecer dúvidas e oferece suporte durante todo o processo de contratação e uso do seguro.
Quais são os principais acidentes cobertos pelo seguro auto?
Roubo ou furto que gere perda total ou parcial do automóvel; Incêndios ou explosões por diversas causas; Colisões, capotagens, derrapagens ou abalroamentos; Danos gerados por terceiros, que decorram de atos esporádicos, isolados e de forma involuntária; Prejuízos decorrentes de raios, ressacas, vendavais, terremotos e granizo; Danos ocasionados por inundações, enchentes e situações similares; Acidentes que envolvam o automóvel em seu transporte; Quedas de objetos sobre o carro, como por exemplo, telhas ou pedras.
O que são assistências dentro do seguro auto e como posso contratar?
As assistências 24 horas são pacotes de serviços para ajudar você no dia a dia, como guincho, chaveiro, atendimento em caso de pane elétrica ou pane seca, troca de pneus, táxi, hospedagem, entre muitos outros. Para saber se sua seguradora possui a assistência que deseja e se a mesma pode ser adicionada à sua apólice fale com seu corretor de seguros no ato da contratação.
Qual é o melhor seguro auto?
O melhor seguro auto é aquele que serve para você e está de acordo com as suas necessidades. Todas as cotações são feitas baseadas em duas informações principais: os dados do seu veículo e seus dados pessoais. Sendo assim, cada apólice é única! A Venturelli Seguros vai te ajudar nessa jornada, a descobrir o melhor seguro auto para você juntamente com nosso corretor de seguros.
Eu consigo fazer uma cotação sem saber a placa ou chassi do carro?
Sim, é possível realizar uma cotação inicial sem ter a placa ou o chassi do veículo. No entanto, para finalizar o seguro e emitir a apólice, essas informações serão necessárias. A cotação pode ser feita com base em outros dados do veículo, como marca, modelo, ano de fabricação, entre outros.
Existe tabela de preço para seguro auto?
Não existe uma tabela fixa. Os valores variam, dependendo da região, perfil do motorista, uso do veículo, modelo do veículo, entre outras informações.
O que é sinistro?
Sinistro é quando você precisa acionar seu seguro auto para ter acesso a alguma cobertura da sua apólice. E é nessa hora que o corretor de seguros se torna fundamental. O corretor de seguros irá agilizar a intermediação junto à seguradora e garantir seus direitos.
O que é franquia do seguro?
Franquia é o valor que você paga para acionar o seguro em caso de perda parcial do veículo, ou seja, quando o custo do reparo não alcança 75% do valor do veículo.
Por exemplo: o seu veículo se envolveu em uma colisão e o conserto ficou no valor de R$ 10 mil. Se a sua franquia estipulada na apólice é de R$ 2 mil, a seguradora vai indenizar R$ 8 mil do valor total e você paga o valor da franquia para consertar o veículo.
Só compensa acionar o seguro nos casos em que os prejuízos fiquem acima do valor da franquia.
Em caso de perda total do veículo não há franquia e o segurado é indenizado com 100% da Tabela FIPE.
As franquias dos vidros, retrovisores, faróis e lanternas é paga caso for trocar/reparar alguns destes itens. Cada item tem uma franquia própria.
O que é classe de bônus?
Ao manter o seguro ano a ano e sem acioná-lo para sinistralidade, você pode acumular bônus, ou seja, descontos progressivos que serão aplicados ao valor da sua apólice. Ao fazer renovação ou troca de seguradora, fique atento para informar sua classe de bônus e garantir a continuidade de seu desconto.
Onde encontro a Classe de Bônus do meu seguro?
A Classe de Bônus do seu seguro pode ser encontrada na apólice atual do seu seguro, geralmente na parte que descreve o histórico de renovações. O seu corretor de seguros atual ou a seguradora pode fornecer essa informação.
Posso personalizar meu seguro?
Pode e deve. O seguro auto oferece a possibilidade de franquias reduzidas, serviços adicionais, quilometragem de guincho caso precise, cobertura de vidros e para-choques, carro extra, etc. É claro que toda contratação adicional interfere no valor final da apólice, por isso deve ser analisada com bastante critério. É possível juntamente com o corretor de seguros, fazer a personalização do seu seguro.
O que é vistoria prévia do veículo?
No ato da contratação de sua apólice, algumas seguradoras podem requerer uma vistoria prévia, ou seja, vão observar o estado real do seu veículo e a cobertura poderá ser acionada apenas para danos futuros e não aqueles já presentes no seu veículo.
O que é perda total?
Perda total acontece quando os danos sofridos no seu veículo geralmente ultrapassam 75% do valor do seu veículo pela tabela FIPE. Então, a seguradora ao invés de realizar o conserto ela opta por ressarcir o segurado pelo valor do veículo pela tabela FIPE.
Eu sempre irei receber o valor da tabela FIPE em caso de ressarcimento da seguradora?
Sim, às seguradoras sempre usam a tabela FIPE como parâmetro para pagamento, no entanto, existe a possibilidade de acrescentar porcentagem a mais da tabela FIPE, como por exemplo, receber até 110% da tabela FIPE. Geralmente, proprietários de veículos que possuem acessórios caros no veículo, tais como, aparelhagem de som, por exemplo, optam por esse tipo de acréscimo à apólice, ou seja, esse é mais um item que pode ser personalizado na sua apólice.
O que é cobertura “valor de mercado referenciado”?
Quando a gravidade do acidente resultar em indenização integral, o valor deve ser consultado de acordo com o valor da tabela FIPE (fundação instituto de pesquisas econômicas). Esta contratação é definida na apólice, pois o segurado também pode escolher o “fator de ajuste”, que é o percentual que será aplicado sobre o valor encontrado na tabela FIPE.
O que é cobertura “valor determinado” no seguro auto?
Na contratação da apólice estipula um valor determinado que garante a indenização em uma quantia fixa, as seguradoras colocam máximas e mínimas para escolha do valor segurado. Caso os danos ao veículo forem de perca parcial, a recuperação ao veículo terá a cobrança da franquia.
Quais são as pessoas habilitadas a contratar seguro auto?
Pessoas maiores de 18 anos residentes em todo o território nacional e que possuem carteira de habilitação.
Qual a diferença entre seguro auto e proteção veicular?
O seguro de veículos é oferecido por companhias seguradoras, já a proteção veicular é administrada por cooperativas de pessoas. As seguradoras são regulamentadas e fiscalizadas por órgãos do Governo. Na Venturelli Seguros, você tem a garantia que seu seguro contratado é regulamentado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Nossos corretores de seguros não oferecem proteção veicular, mas sim seguro veicular.
O que é risco do seguro?
O risco em um seguro auto é a probabilidade de ocorrência de um sinistro (acidente, dano, furto ou roubo) que possa gerar uma indenização pela seguradora. A seguradora avalia o risco de acidente, dano ou furto do veículo para determinar o valor do prêmio do seguro: quanto maior o risco de sinistro, maior será o prêmio do seguro. O prêmio do seguro nada mais é do que o valor que o motorista paga à seguradora para estar coberto.
Posso ter meu seguro recusado?
Sim, as seguradoras podem se recusar ao risco. No entanto, o corretor de seguros poderá te instruir sobre os motivos da negativa e o que fazer caso isso aconteça.
Qual a melhor forma de comparar as propostas das seguradoras?
Geralmente os corretores de seguros enviam as melhores opções, e além do preço, é preciso observar valor de franquia, coberturas e assistências. Compare todos esses elementos antes de tomar qualquer decisão. O corretor de seguros irá te ajudar uma vez que ele tem a expertise necessária para tal.
Como acionar meu seguro auto?
Você pode acionar seu seguro contactando diretamente a seguradora ou também seu corretor de seguros, que é o canal mais adequado para isso.
O que é endosso?
Endosso são alterações geradas na apólice ao longo de sua vigência. Podem acontecer por uma mudança no perfil, por exemplo, mudança de endereço de pernoite do veículo, alterando inclusive o valor do seguro. É obrigatório que qualquer mudança que aconteça seja comunicada para a seguradora e ao seu corretor de seguros, como por exemplo, mudanças de endereços, mudança no perfil do motorista, mudança no uso do veículo, etc.
Posso pedir o cancelamento do meu seguro auto a qualquer tempo?
Sim, é possível. Não haverá qualquer tipo de multa ou cobrança adicional.
O que é seguro compreensivo?
Conhecido por sua ampla abrangência, o seguro auto compreensivo cobre perda parcial e perda total por colisão, incêndio, roubo, furto e danos ocasionados pela natureza.
O que é seguro contra terceiros?
Geralmente adicionado ao seguro auto, é indicado para possíveis problemas envolvendo outras pessoas em acidentes. Um exemplo de sua utilização é quando ocorre uma colisão e a outra parte, ou seja, a que não é segurada, passa a receber ressarcimentos por conta da situação vivenciada.
O que é Cobertura de Danos Materiais causados a Terceiros?
Garante cobertura para danos causados aos bens de terceiros, seja um carro, moto, bicicleta ou até mesmo os danos causados pela colisão em um poste de eletricidade, no muro de uma casa ou na fachada de uma loja.
O que é Cobertura de Danos Corporais causados a Terceiros?
Caso você se envolva em um acidente com o seu veículo e seja o culpado pelo ferimento ou morte de um terceiro, essa cobertura garante a indenização dos gastos que essa pessoa venha a ter com despesas médico/hospitalares, invalidez ou, caso ocorra o falecimento, reembolsa as despesas funerárias aos familiares da vítima.
O que são danos morais no seguro auto?
Esta garantia é parte da cobertura que indeniza a terceiros quando você contrata o seguro auto. Você será protegido nos termos de sua cobertura caso a possível vítima de um acidente causado por seu veículo exija indenização por danos morais através de provas que apresentar de que teria sido insultada, humilhada ou tenha sido exposta a situação ultrajante ou humilhante durante o acidente. Ou ainda caso a vítima do acidente venha a tornar-se inválida, sofra mutilações ou porte como consequência deformidades ou limitações de movimentos bem como sequelas psicológicas comprovadas. Também estará amparado nos termos do seguro contratado, o segurado cuja possível vítima consiga comprovar ofensas à liberdade, desrespeito aos mortos, ofensa a créditos, ao bem-estar e a garantia à vida das possíveis vítimas. As seguradoras costumam reembolsar o segurado após possíveis condenações judiciais e arcam também com as despesas judiciais que o segurado comprovar tudo dentro do limite financeiro contratado.
O que é cobertura para acidentes pessoais de passageiros?
Se ocorrer um acidente e os passageiros do veículo se ferirem ou se alguém falecer, a seguradora garante a indenização, tanto pela morte quanto por uma possível invalidez permanente, parcial ou total, dos passageiros que estiverem no veículo assegurado, incluindo o motorista. Algumas seguradoras também garantem indenização em caso de despesas médica hospitalares e odontológicas para os passageiros do veículo segurado em eventual sinistro.
O que é cobertura para danos da natureza?
Utilizado para cobrir desastres naturais tais como queda de árvores, granizo, enchentes, terremotos, etc. Nem todo seguro auto oferece cobertura para danos da natureza, então fique atento na hora da contratação. Todo seguro com cobertura compreensiva possui essa cobertura.
Posso transferir meu seguro auto para outro automóvel?
Sim, basta informar ao seu corretor de seguros que ele irá lhe informar sobre a nova cotação obtida para manter a mesma apólice para o novo veículo.
Quanto tempo leva para a seguradora pagar minha cobertura?
No máximo em até 30 dias você terá acesso ao valor que a seguradora deve pagar pela sua apólice.
O corretor de seguros oferece a expertise necessária para entender suas necessidades e encontrar a melhor cobertura disponível. Ele ajuda a negociar condições, esclarecer dúvidas e oferece suporte durante todo o processo de contratação e uso do seguro.
Quais são os principais acidentes cobertos pelo seguro auto?
Roubo ou furto que gere perda total ou parcial do automóvel; Incêndios ou explosões por diversas causas; Colisões, capotagens, derrapagens ou abalroamentos; Danos gerados por terceiros, que decorram de atos esporádicos, isolados e de forma involuntária; Prejuízos decorrentes de raios, ressacas, vendavais, terremotos e granizo; Danos ocasionados por inundações, enchentes e situações similares; Acidentes que envolvam o automóvel em seu transporte; Quedas de objetos sobre o carro, como por exemplo, telhas ou pedras.
O que são assistências dentro do seguro auto e como posso contratar?
As assistências 24 horas são pacotes de serviços para ajudar você no dia a dia, como guincho, chaveiro, atendimento em caso de pane elétrica ou pane seca, troca de pneus, táxi, hospedagem, entre muitos outros. Para saber se sua seguradora possui a assistência que deseja e se a mesma pode ser adicionada à sua apólice fale com seu corretor de seguros no ato da contratação.
Qual é o melhor seguro auto?
O melhor seguro auto é aquele que serve para você e está de acordo com as suas necessidades. Todas as cotações são feitas baseadas em duas informações principais: os dados do seu veículo e seus dados pessoais. Sendo assim, cada apólice é única! A Venturelli Seguros vai te ajudar nessa jornada, a descobrir o melhor seguro auto para você juntamente com nosso corretor de seguros.
Eu consigo fazer uma cotação sem saber a placa ou chassi do carro?
Sim, é possível realizar uma cotação inicial sem ter a placa ou o chassi do veículo. No entanto, para finalizar o seguro e emitir a apólice, essas informações serão necessárias. A cotação pode ser feita com base em outros dados do veículo, como marca, modelo, ano de fabricação, entre outros.
Existe tabela de preço para seguro auto?
Não existe uma tabela fixa. Os valores variam, dependendo da região, perfil do motorista, uso do veículo, modelo do veículo, entre outras informações.
O que é sinistro?
Sinistro é quando você precisa acionar seu seguro auto para ter acesso a alguma cobertura da sua apólice. E é nessa hora que o corretor de seguros se torna fundamental. O corretor de seguros irá agilizar a intermediação junto à seguradora e garantir seus direitos.
O que é franquia do seguro?
Franquia é o valor que você paga para acionar o seguro em caso de perda parcial do veículo, ou seja, quando o custo do reparo não alcança 75% do valor do veículo.
Por exemplo: o seu veículo se envolveu em uma colisão e o conserto ficou no valor de R$ 10 mil. Se a sua franquia estipulada na apólice é de R$ 2 mil, a seguradora vai indenizar R$ 8 mil do valor total e você paga o valor da franquia para consertar o veículo.
Só compensa acionar o seguro nos casos em que os prejuízos fiquem acima do valor da franquia.
Em caso de perda total do veículo não há franquia e o segurado é indenizado com 100% da Tabela FIPE.
As franquias dos vidros, retrovisores, faróis e lanternas é paga caso for trocar/reparar alguns destes itens. Cada item tem uma franquia própria.
O que é classe de bônus?
Ao manter o seguro ano a ano e sem acioná-lo para sinistralidade, você pode acumular bônus, ou seja, descontos progressivos que serão aplicados ao valor da sua apólice. Ao fazer renovação ou troca de seguradora, fique atento para informar sua classe de bônus e garantir a continuidade de seu desconto.
Onde encontro a Classe de Bônus do meu seguro?
A Classe de Bônus do seu seguro pode ser encontrada na apólice atual do seu seguro, geralmente na parte que descreve o histórico de renovações. O seu corretor de seguros atual ou a seguradora pode fornecer essa informação.
Posso personalizar meu seguro?
Pode e deve. O seguro auto oferece a possibilidade de franquias reduzidas, serviços adicionais, quilometragem de guincho caso precise, cobertura de vidros e para-choques, carro extra, etc. É claro que toda contratação adicional interfere no valor final da apólice, por isso deve ser analisada com bastante critério. É possível juntamente com o corretor de seguros, fazer a personalização do seu seguro.
O que é vistoria prévia do veículo?
No ato da contratação de sua apólice, algumas seguradoras podem requerer uma vistoria prévia, ou seja, vão observar o estado real do seu veículo e a cobertura poderá ser acionada apenas para danos futuros e não aqueles já presentes no seu veículo.
O que é perda total?
Perda total acontece quando os danos sofridos no seu veículo geralmente ultrapassam 75% do valor do seu veículo pela tabela FIPE. Então, a seguradora ao invés de realizar o conserto ela opta por ressarcir o segurado pelo valor do veículo pela tabela FIPE.
Eu sempre irei receber o valor da tabela FIPE em caso de ressarcimento da seguradora?
Sim, às seguradoras sempre usam a tabela FIPE como parâmetro para pagamento, no entanto, existe a possibilidade de acrescentar porcentagem a mais da tabela FIPE, como por exemplo, receber até 110% da tabela FIPE. Geralmente, proprietários de veículos que possuem acessórios caros no veículo, tais como, aparelhagem de som, por exemplo, optam por esse tipo de acréscimo à apólice, ou seja, esse é mais um item que pode ser personalizado na sua apólice.
O que é cobertura “valor de mercado referenciado”?
Quando a gravidade do acidente resultar em indenização integral, o valor deve ser consultado de acordo com o valor da tabela FIPE (fundação instituto de pesquisas econômicas). Esta contratação é definida na apólice, pois o segurado também pode escolher o “fator de ajuste”, que é o percentual que será aplicado sobre o valor encontrado na tabela FIPE.
O que é cobertura “valor determinado” no seguro auto?
Na contratação da apólice estipula um valor determinado que garante a indenização em uma quantia fixa, as seguradoras colocam máximas e mínimas para escolha do valor segurado. Caso os danos ao veículo forem de perca parcial, a recuperação ao veículo terá a cobrança da franquia.
Quais são as pessoas habilitadas a contratar seguro auto?
Pessoas maiores de 18 anos residentes em todo o território nacional e que possuem carteira de habilitação.
Qual a diferença entre seguro auto e proteção veicular?
O seguro de veículos é oferecido por companhias seguradoras, já a proteção veicular é administrada por cooperativas de pessoas. As seguradoras são regulamentadas e fiscalizadas por órgãos do Governo. Na Venturelli Seguros, você tem a garantia que seu seguro contratado é regulamentado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Nossos corretores de seguros não oferecem proteção veicular, mas sim seguro veicular.
O que é risco do seguro?
O risco em um seguro auto é a probabilidade de ocorrência de um sinistro (acidente, dano, furto ou roubo) que possa gerar uma indenização pela seguradora. A seguradora avalia o risco de acidente, dano ou furto do veículo para determinar o valor do prêmio do seguro: quanto maior o risco de sinistro, maior será o prêmio do seguro. O prêmio do seguro nada mais é do que o valor que o motorista paga à seguradora para estar coberto.
Posso ter meu seguro recusado?
Sim, as seguradoras podem se recusar ao risco. No entanto, o corretor de seguros poderá te instruir sobre os motivos da negativa e o que fazer caso isso aconteça.
Qual a melhor forma de comparar as propostas das seguradoras?
Geralmente os corretores de seguros enviam as melhores opções, e além do preço, é preciso observar valor de franquia, coberturas e assistências. Compare todos esses elementos antes de tomar qualquer decisão. O corretor de seguros irá te ajudar uma vez que ele tem a expertise necessária para tal.
Como acionar meu seguro auto?
Você pode acionar seu seguro contactando diretamente a seguradora ou também seu corretor de seguros, que é o canal mais adequado para isso.
O que é endosso?
Endosso são alterações geradas na apólice ao longo de sua vigência. Podem acontecer por uma mudança no perfil, por exemplo, mudança de endereço de pernoite do veículo, alterando inclusive o valor do seguro. É obrigatório que qualquer mudança que aconteça seja comunicada para a seguradora e ao seu corretor de seguros, como por exemplo, mudanças de endereços, mudança no perfil do motorista, mudança no uso do veículo, etc.
Posso pedir o cancelamento do meu seguro auto a qualquer tempo?
Sim, é possível. Não haverá qualquer tipo de multa ou cobrança adicional.
O que é seguro compreensivo?
Conhecido por sua ampla abrangência, o seguro auto compreensivo cobre perda parcial e perda total por colisão, incêndio, roubo, furto e danos ocasionados pela natureza.
O que é seguro contra terceiros?
Geralmente adicionado ao seguro auto, é indicado para possíveis problemas envolvendo outras pessoas em acidentes. Um exemplo de sua utilização é quando ocorre uma colisão e a outra parte, ou seja, a que não é segurada, passa a receber ressarcimentos por conta da situação vivenciada.
O que é Cobertura de Danos Materiais causados a Terceiros?
Garante cobertura para danos causados aos bens de terceiros, seja um carro, moto, bicicleta ou até mesmo os danos causados pela colisão em um poste de eletricidade, no muro de uma casa ou na fachada de uma loja.
O que é Cobertura de Danos Corporais causados a Terceiros?
Caso você se envolva em um acidente com o seu veículo e seja o culpado pelo ferimento ou morte de um terceiro, essa cobertura garante a indenização dos gastos que essa pessoa venha a ter com despesas médico/hospitalares, invalidez ou, caso ocorra o falecimento, reembolsa as despesas funerárias aos familiares da vítima.
O que são danos morais no seguro auto?
Esta garantia é parte da cobertura que indeniza a terceiros quando você contrata o seguro auto. Você será protegido nos termos de sua cobertura caso a possível vítima de um acidente causado por seu veículo exija indenização por danos morais através de provas que apresentar de que teria sido insultada, humilhada ou tenha sido exposta a situação ultrajante ou humilhante durante o acidente. Ou ainda caso a vítima do acidente venha a tornar-se inválida, sofra mutilações ou porte como consequência deformidades ou limitações de movimentos bem como sequelas psicológicas comprovadas. Também estará amparado nos termos do seguro contratado, o segurado cuja possível vítima consiga comprovar ofensas à liberdade, desrespeito aos mortos, ofensa a créditos, ao bem-estar e a garantia à vida das possíveis vítimas. As seguradoras costumam reembolsar o segurado após possíveis condenações judiciais e arcam também com as despesas judiciais que o segurado comprovar tudo dentro do limite financeiro contratado.
O que é cobertura para acidentes pessoais de passageiros?
Se ocorrer um acidente e os passageiros do veículo se ferirem ou se alguém falecer, a seguradora garante a indenização, tanto pela morte quanto por uma possível invalidez permanente, parcial ou total, dos passageiros que estiverem no veículo assegurado, incluindo o motorista. Algumas seguradoras também garantem indenização em caso de despesas médica hospitalares e odontológicas para os passageiros do veículo segurado em eventual sinistro.
O que é cobertura para danos da natureza?
Utilizado para cobrir desastres naturais tais como queda de árvores, granizo, enchentes, terremotos, etc. Nem todo seguro auto oferece cobertura para danos da natureza, então fique atento na hora da contratação. Todo seguro com cobertura compreensiva possui essa cobertura.
Posso transferir meu seguro auto para outro automóvel?
Sim, basta informar ao seu corretor de seguros que ele irá lhe informar sobre a nova cotação obtida para manter a mesma apólice para o novo veículo.
Quanto tempo leva para a seguradora pagar minha cobertura?
No máximo em até 30 dias você terá acesso ao valor que a seguradora deve pagar pela sua apólice.